terça-feira, 20 de junho de 2017

ESTUDO APONTA QUE GATOS DOMÉSTICOS SE ESPALHARAM PELO MUNDO ACOMPANHANDO EGÍPCIOS HÁ 3 MIL ANOS...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).


Um novo estudo divulgado recentemente pela revista "Nature Ecology and Evolution" avaliou o DNA de gatos de nove mil anos e descobriu que uma linhagem de felinos originárias do Egito se espalhou por todo o mundo há ao menos três mil anos. A ação deixou rastros encontrados até hoje no material genético da espécie e deu origem ao que se conhece como gatos domésticos.
De acordo com a antropóloga molecular Dra. Eva-Maria Geigl, do Instituto Jacques Monod e diretora do Centro Nacional de Pesquisa Francês, responsável pelo estudo, os gatos oriundos do Egito puderam se propagar melhor pelo mundo por seus traços mais adaptáveis à vida humana. Assim, eles eram levados em viagens e cruzaram com outras linhagens.

"O contexto social e cultural peculiar da sociedade egípcia pode ter facilitado a evolução de animais mais 'amigáveis' aos seres humanos. Sua popularidade como um animal de companhia, juntamente com o seu papel como agente de controle de pragas em navios, pode ter determinado o sucesso do gato egípcio em se espalhar ao longo das rotas comerciais", escreveu à revista.
Para realizar o estudo, foram analisados restos de 352 gatos, entre eles alguns encontrados mumificados em tumbas. Acredita-se que a família tenha convivido de maneira próxima da população egípcia desde 3700 a.c., criando um "laço gatos-humanos" que perdura até hoje.

"Do seu papel de agentes de controle de pragas que caracterizaram sua relação com os seres humanos desde o Neolítico, é possível que os gatos no Egito tornaram-se os companheiros que conhecemos hoje", completou Geigl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário