sexta-feira, 5 de maio de 2017

BICARBONATO DE SÓDIO CURA CANDIDÍASE?...

FONTE: *** , Paulo Sara Ferrari, (https://www.msn.com).


Comum entre as mulheres, a candidíase é uma infecção ocasionada por um fungo que causa um corrimento espesso e esbranquiçado. Ela surge quando existe um desequilíbrio na imunidade do organismo feminino. A doença geralmente é acompanhada de coceira, inchaço, dor ao fazer xixi e uma secreção semelhante à nata de leite.

Uma receita caseira adotada por muita gente é a aplicação de bicarbonato de sódio diluído em água nas partes íntimas. Segundo a médica Regina Ares, especialista em ginecologia e obstetrícia e acupuntura dos hospitais Sírio-Libanês e Pro Matre, essa fórmula não cura, mas ameniza os sintomas. “A infecção se desenvolve quando o meio vaginal está muito ácido. O bicarbonato, por sua vez, altera o pH da vagina e melhora o quadro”, explica ela.

“O ‘banho de assento’ pode ser um bom aliado. Basta encher uma bacia ou um bidê com água morna e adicionar duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Besuntar a mão com iogurte desnatado e passar como pomada também pode ajudar”, complementa. O iogurte ajuda a combater o problema porque diminui a acidez, recuperando a flora vaginal.

Para prevenir a doença, é importante comer e dormir bem para fortalecer o sistema imunológico, e evitar fatores de risco como vestir roupas úmidas ou apertadas. O período pré-menstrual e a ingestão de antibióticos também favorecem o surgimento da infecção.


*** De qualquer maneira, antes de se submeter a qualquer tratamento, é bom consultar o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário