terça-feira, 9 de maio de 2017

CLIQUE CIÊNCIA: POR QUE O PÊNIS ENCOLHE QUANDO ESTÁ FRIO?...

FONTE: *** Cintia Baio (http://noticias.uol.com.br).


Todo homem já viu seu pênis "encolhido" depois de um banho gelado, um mergulho em uma piscina com água mais fria ou a ser exposto a baixas temperaturas. O fato é muito comum e natural. Mas você sabe por que isso acontece?

Uma das tarefas mais importantes do corpo humano é preservar calor e energia. Quando está frio, os vasos sanguíneos direcionam os esforços para manter o fluxo de sangue para o meio do corpo, onde estão nossos órgãos vitais, como coração e pulmões. Com isso, há uma redução da circulação sanguínea nas extremidades, como os dedos da mão e dos pés e também do pênis.

Como o órgão é constituído de uma estrutura basicamente vascular, com a diminuição da temperatura, sofre vasoconstrição, assim como os outros vasos sanguíneos do corpo, o que contribui para o seu encolhimento.

Além disso, com as temperaturas baixas, nossos músculos também se contraem para reter mais energia. A diferença é que, enquanto a maioria deles é sustentado por uma estrutura óssea que evita um grande encolhimento, o pênis não. E por ser elástica, a pele do órgão, com a contração, fica com uma aparência "enrugada".


Durante o frio, os testículos também precisam ficar próximos ao corpo para se manterem aquecido. Para isso, um músculo chamado cremaster —que envolve toda a bolsa escrotal e a base do pênis— se contrai. A contração dessa musculatura leva a uma diminuição do saco escrotal e também da base peniana.

Pode parecer bizarro, mas esse "encurtamento momentâneo", que pode ser de até 50% do tamanho e 30% da circunferência, têm seus benefícios —pelo menos, biologicamente falando. O encolhimento da bolsa escrotal deixa os testículos menos expostos. Isso faz com que eles não esfriem, garantindo os espermatozoides vivos em condições ideais de temperatura.

Felizmente, o encolhimento não dura muito tempo. Assim que a temperatura aumenta, o corpo sai do estado de "economia de energia" e o sangue volta a fluir livremente (inclusive em direção ao pênis).

Mas ele só encolhe no frio?
Para alguns homens, o pênis encolhe também quando tomam um susto. Para ativar o sistema de proteção do corpo diante de uma situação inesperada (o susto), nosso cérebro ordena a liberação de uma descarga de adrenalina na corrente sanguínea, um hormônio produzido nas glândulas suprarrenais que tem a função de preparar o corpo para o perigo.

Essa descarga provoca, entre outros efeitos, a elevação da pressão arterial, o aumento do fluxo de sangue nos músculos e a aceleração dos batimentos cardíacos (daí a expressão "meu coração quase saiu pela boca").

Além disso, a adrenalina estimula a contração dos vasos sanguíneos, que serve para melhorar a irrigação do sangue para órgãos vitais, como o cérebro e o coração. Bom, a essa altura você já deve ter percebido que, mais uma vez, vai faltar sangue lá para as partes baixas.


*** Especialista consultado: Alex Meller, médico-assistente da Disciplina de Urologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário