segunda-feira, 15 de maio de 2017

ENXAGUANTE BUCAL: VOCÊ CONHECE A IMPORTÂNCIA DO PRODUTO?...

FONTE:, (www.msn.com).


Escovar os dentes e fazer o uso do fio dental são etapas fundamentais para a higienização da boca, que não podem ser ignoradas. Mas para melhorar a saúde da boca e deixar o sorriso ainda mais bonito, existem outros produtos para o cuidado, como os enxaguantes bucais. Apesar do seu uso não ser obrigatório, eles complementam a limpeza da cavidade oral. Elizabeth Ferreira Martinez (CROSP 65109), professora de Histologia, Citologia e Embriologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, explica como a utilização deve ser feita.

Primeiramente, é preciso consultar um especialista, para saber se há indicação para o uso do antisséptico bucal. O uso da escova e do fio dental remove a placa bacteriana, o que previne cárie e doenças periodontais. Para concluir essa limpeza, em muitos casos, os enxaguantes são indicados, pois ajudam a reduzir as bactérias na boca e mantêm dentes e gengivas saudáveis. “O enxaguante bucal não consegue remover a placa bacteriana, devendo ser utilizado como coadjuvante. Dependendo do seu conteúdo, pode ter indicação importante para controle de placa bacteriana pós-cirurgia, controle de doenças periodontais, halitose, sensibilidade dentária e situações de risco acentuado de cáries dentárias”, afirma Elizabeth.

O uso do produto varia de acordo com a indicação do profissional. Em alguns casos, pode ser usado até três vezes ao dia, o que depende da necessidade individual do paciente. “É importante se atentar ao tempo e volume recomendado para cada enxaguante bucal, conforme aconselhado pelo especialista”, salienta. 

O antisséptico bucal é indicado para prevenção de gengivite, halitose ou cárie, e outros enxaguantes são sugeridos como potencializadores de clareamentos dentais ou para prevenção e tratamento de sensibilidades dentárias. “A indicação de cada produto deve ser personalizada para cada situação. É importante destacar que, como os enxaguantes bucais têm diferentes composições e recomendações, faz-se necessária a consulta com cirurgião-dentista para indicação da solução mais apropriada, a fim de se obter as vantagens que cada um pode proporcionar”, salienta.

O uso de enxaguantes bucais que contêm álcool não é recomendado, ainda mais quando não há indicação de um profissional. “Muitas pessoas o utilizam para prevenção de mau hálito. Porém, seu uso provoca ressecamento e descamação da mucosa bucal, o que contribui para formação de mau odor oral. Além disso, seu uso frequente pode interferir na qualidade de restaurações estéticas, por promover maior porosidade da superfície dos dentes, contribuindo para o manchamento das mesmas”, alerta. Além do álcool, outro ingrediente que deve ser levado em consideração é o flúor. Quando o enxaguante bucal for indicado para prevenção de cáries, é imprescindível que contenha flúor na formulação, pois auxilia na remineralização do esmalte dentário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário