quarta-feira, 14 de junho de 2017

DOE SANGUE NESTE SÃO JOÃO...

FONTE: Yuri Abreu, TRIBUNA DA BAHIA.


Hemoba realiza campanha para aumentar os estoques de bolsas nas festas juninas.

                               
Hoje, dia 14 de junho, é celebrado em todo mundo, o Dia Mundial do Doador de Sangue. No Brasil, mais especialmente na Região Nordeste do país, a data é próxima do São João, um dos festejos mais aguardados pelo povo nordestino, que acontece 10 dias depois. O evento, além das comidas típicas e do forró, é caracterizado pela forte presença dos fogos de artifício, que são soltos em diversas partes da região, além do grande movimento nas estradas.
A questão é que, com o descuido de muitas pessoas, a festa, que é sinônimo de alegria e diversão, pode acabar se tornando um verdadeiro transtorno, uma vez que é comum muita gente se machucar com os fogos e acabar perdendo muito sangue com os acidentes. Isso sem esquecer, claro, os incidentes no trânsito, que são comuns.
Essa situação faz com que a demanda dos bancos de sangue aumente em aproximadamente 22% nesta época do ano, já que os estoques são exigidos com maior frequência. Por outro lado, para ter uma reposição no mínimo eficiente, seria necessário um acréscimo em torno de 20% dos doadores de sangue, segundo a Fundação Hemoba, localizada no bairro da Vasco da Gama, em Salvador.

De acordo com o site da instituição, até ontem, o estoque dos tipos sanguíneos A+, B-, AB- e AB+ eram considerados estáveis. Por outro lado, os tipos A-, B+, O+ e O- – o último está entre os mais importantes, pois é considerado doador universal – estavam com os respectivos estoques em nível crítico. Em números, apesar de uma recuperação, a quantidade de doadores no mês abril deste ano foi 20% menor do que em relação a abril do ano passado. 
O atual panorama faz com que a Fundação esteja trabalhando dentro do chamado limite de segurança, o que não traz tranquilidade para enfrentar o período junino, já que os resultados baixos podem resultar em adiamentos de procedimentos cirúrgicos seletivos. Caso os números não melhorem, há um risco de não se conseguir administrar os pedidos das unidades de saúde, que crescem neste período. 
Para incentivar esse ato nobre, desde o início do mês, a Hemoba vem realizando a sua tradicional campanha de São João, cujo tema, este ano, é “Arrasta o Pé e Vem Doar Sangue”, cujo objetivo é reforçar os estoques e atender com segurança as demandas de transfusão do período de feriados e festas. Até o último dia 12 de junho, a instituição recebeu mais de 63 mil candidatos a doadores. Em 2016, 111.300 bolsas foram coletadas.
Os interessados têm à disposição 25 unidades de coleta distribuídas em todas as regiões da Bahia, além de contar com duas unidades móveis (Hemóveis) que realizam campanhas itinerantes semanalmente. Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade estão disponíveis neste link (reduzido): goo.gl/QuC1YF. Mais informações podem ser obtidas através das redes sociais da Hemoba no Instagram e no Facebook. Na última terça-feira, também como forma de auxiliar nas doações fora da instituição, o Governo do Estado entregou, entre outros equipamentos, mais dois Hemóveis para as coletas de sangue.
Campanha.
Com o intuito de aumentar os estoques de bolsas, o Hospital São Rafael, em Salvador, inicia, hoje, Dia Mundial do Doador de Sangue, uma campanha de incentivo ao ato voluntário. As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h, na própria unidade de saúde, no bairro de São Marcos. Como forma de estímulo ao ato, ações como o envio de cartas-convites para captação de doadores, além de mobilização interna para promover um trabalho de sensibilização sobre a importância da doação de sangue e plaquetas junto aos colaboradores estão sendo realizadas.
Segundo a hematologista da instituição, Neila Jones, o São João é o segundo período de festas no ano em que o número de doadores cai, atrás apenas do Carnaval. O principal motivo para isso são as viagens de boa parte da população para o interior do estado. Outra razão para essa baixa são as viroses como dengue, zika e chikungunya. “Pessoas que estiverem com alguma dessas viroses só podem voltar a doar sangue 30 dias após a melhora dos sintomas”, explicou.
Quais são os critérios para quem quer doar.


l Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg

l Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;

l Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal;

l Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos;

l Homens podem doar até quatro vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações e mulheres podem doar até três vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário