quinta-feira, 3 de outubro de 2013

COMO É POSSÍVEL ENVELHECER COM SAÚDE...

FONTE: Leidiane Brandão, TRIBUNA DA BAHIA.

Envelhecer com saúde é o sonho de muita gente. No entanto, isso só se torna possível quando se tem hábitos saudáveis.  Segundo especialistas, a partir dos 60 anos o corpo humano sofre mudanças no sistema imunológico, deixando o organismo menos resistente a algumas doenças. E para que a pessoa possa ter boa saúde nessa fase da vida, é necessária uma boa alimentação, praticar exercícios físicos regulares, visitas preventivas ao médico e disciplina no tratamento de doenças.

De acordo com o médico geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia na Bahia, Rômulo Meira, entre as principais enfermidades que acomete os idosos estão: Insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, esquizofrenia, ansiedade, demências e depressão. Segundo ele, para evitar algumas dessas doenças na velhice é essencial iniciar a prática de atividades física desde a adolescência.

Ainda de acordo com Meira, nunca é tarde para começar a cuidar do corpo e da mente. Os exercícios físicos adequados mantêm o organismo ativo e ajudam a prevenir doenças.  “Atividade física é a forma mais racional e barata para se ter uma boa saúde. Exercícios associado a uma boa dieta melhora a qualidade de vida até na velhice”, completou. Ele ressalta ainda que, desde que seja indicada por um médico, uma pessoa com ou acima de 60 anos pode praticar exercícios físicos regularmente.
 Segundo Meira, uma outra questão que contribui para que a pessoa idosa tenha uma boa saúde é a harmonia do ambiente familiar. “O ambiente social é fundamental para envelhecer bem. Se a pessoa idosa convive em um local harmonioso, com amor, carinho e compreensão,  com certeza ele terá mais saúde, vivera mais e melhor”, completou.

Dicas de como envelhecer com saúde:

1. Pratique atividade física regularmente
2. Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras;
3. Evite hábitos nocivos, como tabagismo e álcool;
4. Procure dormir bem;
5. Evite o estresse, principalmente no trabalho;
6. Faça uma atividade que lhe dê prazer, ainda que seja só por lazer;
7. Exercite a memória. Atividades como a leitura e filmes ajudam a manter a mente em ação;
8. Mantenha relações afetivas com família, amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário