segunda-feira, 15 de maio de 2017

DA SALA DE AULA PARA A MESA DO BAR: EVENTO DISCUTIRÁ CIÊNCIA EM LOCAIS INUSITADOS EM SALVADOR...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).

É a primeira vez que o evento, criado em 2012, no Reino Unido, acontece em Salvador. Aqui, tem apoio da Ufba.
A ciência vai sair da sala de aula e vai para a mesa do bar. Parece inusitado, mas essa é a proposta do Pint of Science (ou Chope com Ciência), um projeto mundial de divulgação científica que tem como palco diversos bares e outros ambientes pouco convencionais para o debate científico e que começa nesta segunda-feira (15) e vai até quarta-feira (17), em três bares Salvador. 
É a primeira vez que a capital baiana participa do evento, que acontece simultaneamente em 11 países e em mais de 100 cidades. No Brasil, que é o único país da América Latina incluído, também haverá bate-papos em municípios como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Campinas (SP). 
Em Salvador, serão nove palestras – três por dia, cada uma em um bar diferente – com temas como filosofia moderna, física, história e cultura africana, democracia digital, jornalismo e composição da cerveja. Os estabelecimentos participantes são os bares Barravento, na Barra; Caranguejo do Porto, também na Barra, e Red Burger N Bar, na Pituba. Os encontros sobre as pesquisas dos cientistas e suas descobertas será sempre das 19h30 às 21h, com entrada gratuita. 
Criado em 2012 no Reino Unido, o Pinto f Science pretendia tornar a pesquisa científica mais próxima do público, proporcionando debates sobre assuntos instigantes e inovadores, esclarecendo dúvidas e mostrando os impactos desses trabalhos na vida de cada um. Em pouco tempo, começou a ser realizado em outras partes do mundo. 
Em Salvador, o coordenador do evento é o professor e vice-diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Denis Soares. Ele conta que a ideia de realizar o evento na capital baiana foi o de proporcionar visibilidade aos pesquisadores baianos. “Aqui, e no Nordeste em geral, não há muito investimento na área de pesquisa, há poucos eventos científicos também. Muito do que nós, pesquisadores, produzimos não é exposto ou divulgado. Acredito que o Pint of Science vai possibilitar uma aproximação com a comunidade local”, observa Soares.
A ideia do evento foi abraçada pelo reitor da Ufba, João Carlos Sales, e pela professora Mariluce Moura, da Assessoria de Divulgação Científica da instituição, cujos pesquisadores participam como debatedores convidados durante a programação. Os temas escolhidos são os mais diversificados, mas convergem sempre para assuntos atuais e urgentes da contemporaneidade. Para mais informações, visite o site do evento
Confira a programação completa:

Segunda-feira, dia 15/05, às 19:30
- Barravento - Av. Oceânica, 814, Barra  
Participante: João Carlos Salles, reitor da UFBa e professor de Filosofia. Tema: Filosofia moderna e contemporânea (O que conhecer?)
- Carangueijo do Porto - Av. Oceânica, 819, Barra
Participante: Eduardo Mendes, biólogo. Tema: História ambiental (Talagadas sobre a história ambiental da Baía de Todos-os-Santos)
- RedBurguer N Bar - Alexandre Herculano, 45, Pituba
Participante: Wlamyra Albuquerque, historiadora e professora de História. Tema: História e cultura africana (Que Negros são Esses?)
Terça-feira, dia 16, às 19:30,
-Barravento - Av. Oceânica, 814, Barra
Participante: Olival Freire, pró-reitor de Pesquisa da UFBA. Tema: física moderna (Universo dos Quanta)
- Carangueijo do Porto - Av. Oceânica, 819, Barra
Othon Jambeiro e Wilson Gomes, professores de Comunicação. Tema: democracia digital (Política e democracia em meios e ambientes digitais)
- RedBurguer N Bar - Alexandre Herculano, 45, Pituba
Participantes: Celso Duarte C. Filho, agrônomo, e Rodrigo Moloni Leão, farmaceutico. Tema: Historia, composição e benefícios da cerveja (Cervejas Artesanais e o Álcool: malvado favorito?
Quarta-feira, dia 17, às 19:30
- Barravento - Av. Oceânica, 814, Barra
Glória Teixeira. Tema: Arbovirus no Brasil( Epidemiologia dos vírus)
- Carangueijo do Porto - Av. Oceânica, 819, Barra
Paulo Costa Lima, compositor e professor de Música. Tema:  as artes no Brasil e no mundo (Pesquisa em artes: desafios e perspectivas)
- RedBurguer N Bar - Alexandre Herculano, 45, Pituba
Participante: Suzana Oliveira Barbosa, professora e diretora da Faculdade de Comunicação. Tema: Inovação no jornalismo (Jornalismo em redes digitais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário