sábado, 6 de maio de 2017

HEMOBA LANÇA CAMPANHA QUE OFERECE VACINA CONTRA FEBRE AMARELA PARA CANDIDATOS À DOAÇÃO DE SANGUE...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).

A ação começa na segunda-feira (8), no Hemocentro Doador, em Brotas, com o objetivo de reforçar os estoques de sangue no estado.
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) lançou uma campanha criativa: quem doar sangue, a partir de segunda-feira (8), poderá ser vacinado contra o vírus da febre amarela. A ação, que vai até sexta-feira (12), acontece somente no Hemocentro Doador, que fica na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Brotas. 
Segundo a fundação, a vacinação será ministrada somente às pessoas que possam ser candidatas à doação de sangue. A estratégia da Hemoba é vacinar os candidatos após a realização da doação de sangue. Isto porque quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, fica impedida de doar sangue por quatro semanas — período em que o vírus atenuado da vacina continua presente na corrente sanguínea do indivíduo. Em Salvador, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de 260 mil pessoas já receberam a vacina contra a doença. 

O objetivo da Fundação é reforçar os estoques de sangue para continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde da Bahia, além de proporcionar conforto aos candidatos à doação de sangue.
“Com a vacinação, a Hemoba busca reduzir o impacto da inaptidão após a vacina, proporcionando acesso à mesma na sede do Hemocentro de forma mais cômoda para os candidatos à doação de sangue”, explica o diretor-geral da Hemoba, Marinho Marques.
Para receber a vacina, o candidato deverá passar pela triagem clínica da doação de sangue, além de apresentar documento oficial com foto, cartão de vacinação e cartão do SUS. Se a pessoa for considerada apta na triagem, vai ser imununizada logo após a doação de sangue. No entanto, se for considerada inapta, ela recebe a vacina após a triagem – sem a necessidade de doar sangue. 
A expectativa da Hemoba é imunizar 200 candidatos por dia até o final da campanha. O cadastro para a imunização será encerrado assim que a capacidade máxima de atendimento diário for atingida.
Sobre a doação de sangue.
De acordo com a Hemoba, após uma doação, o sangue é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas após o ato.  Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, além de estar alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Serviço.
Vacina contra a febre amarela aos candidatos à doação de sangue
Onde: Hemocentro Coordenador – Ladeira do HGE, Brotas
Quando: 08 a 12 de maio de 2017 (segunda a sexta-feira)

Funcionamento: 7h30 às 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário