Pesquisadores da
Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) desenvolveram um tipo
de desinfetante que promete proteção contra vírus e bactérias em superfícies
por até 90 dias, o que dura bem mais do que os produtos convencionais.
Segundo os cientistas,
a fórmula demorou dez anos para ser concluída e o seu uso já pode ajudar no
combate ao novo coronavírus
a partir da higienização de superfícies de contato.
O novo sistema, chamado
de MAP-1, é um pulverizador que possui milhões de nanocápsulas
(bilionésima parte do metro) com desinfetantes, segundo a Universidade.
Mesmo após a secagem,
eles continuam agindo contra bactérias e vírus. Ele pode ser usado, por
exemplo, em metais, concreto, madeira, vidros, plástico e até tecidos.
"O MAP-1 pode
desativar até 99,9% dos vírus altamente infecciosos, como sarampo,
caxumba e rubéola, e 99,99% da calicivirose felina (FCV)— um padrão ouro para a
eficiência da desinfecção e que é mais resistente que os coronavírus, como o
responsável pela epidemia de covid-19", explicou a HKUST.
Além disso, o novo
produto tem polímeros antimicrobianos sensíveis ao calor. Ou seja, o sistema
libera maior quantidade de desinfetante ao detectar um aumento de temperatura
(como o que o corre quando nossas mãos tocam alguma superfície).
"Novo revestimento
mata efetivamente até 99,99% de bactérias e vírus através da tecnologia de
eliminação de contato e antiaderente, incluindo rubéola, gripe aviária, H1N1 e FCV—
um vírus não envelopado que está entre os mais difíceis de matar",
explicou a Universidade sobre o novo produto.
De acordo com os
cientistas, a novidade não é tóxica e não há riscos para a saúde e o meio
ambiente. Shoppings, escolas, igrejas e instalações esportivas já testaram o
produto.
Testes clínicos foram
feitos neste ano em um hospital de Hong Kong e um lar de idosos. O produto foi
aprovado em fevereiro e deve começar a ser comercializado pela empresa
Germagic, parceira do da universidade, em maio.
A higienização
dependendo da área determinada e custa a partir de US$ 2.500. Mas a empresa
planeja vender opções de uso doméstico, com preços mais baratos.
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Com informações da Reuters e CNET.
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