quinta-feira, 3 de outubro de 2013

GINECOLOGISTA MOSTRA MITOS E VERDADES SOBRE A SAÚDE E HIGIENE DAS MULHERES...

FONTE: Silvana Blesa, TRIBUNA DA BAHIA.
Muitas são as dúvidas quando o assunto é saúde e higiene da mulher. Principalmente com relação às adolescentes, que muitas vezes ficam receosas de conversar sobre suas intimidades com os pais e acabam pedindo ajuda para as amigas. Estas, por sua vez, também pairam em torno de dúvidas.
Existem muitos mitos em volta dos assuntos relacionados às mulheres e muitas verdades que precisam ser esclarecidas. Como, por exemplo, calça jeans apertada pode causar corrimento na mulher? Ou usar pílula anticoncepcional por muito tempo faz mal?
É preciso passar a calcinha antes de usar? Cada mulher tem a sua opinião em relação a esses assuntos. O problema é quando as ideias não batem e você pode ficar confusa com o que de fato é mito ou verdade. 
Para diferenciar os mitos das verdades, a ginecologista e obstetra Erica Mantelli mostra a melhor forma de não cometer erros e saber o que é certo ou errado.

Calça jeans provoca corrimento?
Verdade. O uso constante de calça jeans pode prejudicar a transpiração da região íntima e causar um desequilíbrio na flora vaginal desencadeando o corrimento, principalmente nos dias quentes e se a calça for muito justa. O ideal é usar roupas leves, e deixar calças jeans mais apertadas para usar em períodos mais curtos 

É necessário passar o fundo da calcinha ou fervê-la para evitar doenças?
Mito. De acordo com a ginecologista, lavar e secar bem a roupa íntima já é o suficiente. Porém, o ideal é que a calcinha seque ao sol para garantir que o tecido esteja realmente seco. Além disso, a mulher deve se atentar para o surgimento de alergias causadas por produtos químicos em pessoas sensíveis, por isso, é importante enxaguar bem as roupas para evitar o acúmulo de produtos.

Absorvente interno pode tirar a virgindade e provocar cólicas?
Puro mito. Em relação às cólicas, o que pode ocorrer é um desconforto e algumas mulheres podem confundir essa dor com cólicas. E o absorvente interno não tem a capacidade de romper o hímen, ou seja, ele pode ser usado por mulheres virgens sem problema.

Adolescentes não devem usar contraceptivos, pois terão redução da fertilidade no futuro?
Mito. A partir da primeira menstruação as adolescentes podem fazer o uso do método contraceptivo e isso não interfere no sistema reprodutivo da mulher no futuro, porém a indicação do anticoncepcional deve ser feita pelo ginecologista.

Ficar com o biquíni molhado por muito tempo causa corrimento?
Verdade.  O biquíni molhado só favorece a proliferação de bactérias e fungos como o causador da candidíase, infecção que causa corrimento e coceira vaginal.

Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama?
Mito. Nas axilas nem existem células mamárias. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

O sabonete íntimo é igual ao sabonete comum?
Mito. A diferença dos dois é que o sabonete íntimo apresenta um grau de acidez parecido com a região genital, o que diminui as chances de irritação na vagina. Se você não tem o hábito de usar o sabonete íntimo, pode higienizar a vagina com água e sabonete neutro ou de glicerina.

Absorventes perfumados podem provocar alergia?
Verdade. As substâncias que provocam o perfume nos absorventes podem causar alergia, coceira, fissuras externas, ardor e dor na relação sexual. Opte sempre pelos absorventes sem fragrância.

Calcinha de algodão é melhor do que as com tecidos sintéticos
Verdade. A famosa calcinha branca de algodão tem a capacidade de favorecer a transpiração e ventilação necessária para a vagina. Dependendo da cor da calcinha, ela pode soltar substâncias químicas como corante e provocar irritação, fique atenta.

Lencinhos umedecidos para a região íntima podem ser usados todos os dias?
Mito. Lencinhos umedecidos são ótimos para situações de emergência. Entretanto, não devem ser usados todos os dias, pois podem causar irritação e coceira.

Banho de água fria é mais indicado para a higiene íntima da mulher?
Mito. O que acontece é que a água fria agride menos a pele, mas em relação à higiene a temperatura da água não interfere.

Usar papel higiênico perfumado causa irritação?
Verdade. Papel higiênico colorido, perfumado ou áspero é tratado quimicamente e, por isso, pode causar irritação e alergia em pessoas sensíveis.

A mulher pode usar a mesma toalha do marido?
Mito. O ideal é que cada um na sua casa tenha sua toalha. Para evitar problemas de saúde é importante que as tolhas sejam trocadas e lavadas, pelo menos, duas vezes por semana.


Sutiã apertado faz mal a saúde? 
Depende. Sutiã apertado não prejudica o crescimento dos seios. Mas o bojo pode machucar a pele e até o mamilo. Por isso, procure usar um modelo do tamanho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário