quarta-feira, 20 de novembro de 2013

NOVO PRESIDENTE DO TJ É ELEITO E ASSUME CARGO EM FEVEREIRO...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Votação aconteceu na manhã desta quarta-feira (20). O escolhido foi Eserval Rocha, que pertence ao mesmo grupo do ex-presidente Mário Alberto Hirs.
O novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) foi escolhido na manhã desta quarta-feira (20), na sede da corte, no Centro Administrativo da Bahia. A votação teve início às 8h30, e o eleito foi o candidato favorito, Eserval Rocha, que pertence ao mesmo grupo do ex-presidente Mária Alberto Hirs, afastado do cargo por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Rocha recebeu 22 votos, enquanto as desembargadoras Lícia Laranjeira e Ivete Caldas levaram 14 e cinco votos, respectivamente. A votação contou com a participação de 41 desembargadores, que ainda elegem outros cargos da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça.  
Durante a votação, que ainda não foi encerrada, também serão escolhidos o 1º e o 2º vice-presidentes, assim como a Corregedoria Geral. Também pré-candidata vinculada ao grupo de Hirs, a desembargadora Vilma Veiga vai tentar ocupar o cargo de corregedora das Comarcas do interior.
O voto é secreto e será realizado através de cédula impressa com os cargos e os nomes dos candidatos. Será considerado eleito, para qualquer cargo, quem obtiver maioria absoluta dos votos. Caso nenhum candidato alcance a maioria, será promovido segundo turno de votação na mesma sessão.
Em caso de empate, será eleito o desembargador com mais tempo de corte. A nova Mesa Diretora será empossada no dia 3 de fevereiro. Para a presidente da Associação de Magistrados da Bahia (Amab), Nartir Weber, o novo presidente terá o desafio de gerir a atual crise e de atender demandas como o aumento do número dos servidores e qualificação. “Todos conhecem bem os problemas do TJ”, disse.

Ontem, o ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve Hirs afastado do TJ ao analisar o mandado de segurança impetrado pela defesa do desembargador e pedir mais informações antes de tomar uma decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário