domingo, 17 de novembro de 2013

OS REFLEXOS DO SEXO PARA O CORPO...


FONTE: Lívia Neves (papofeminino.uol.com.br).

Sexóloga fala sobre como o prazer de uma transa pode refletir no seu organismo.
O sexo é considerado por muitas pessoas a melhor coisa da vida pelo prazer que causa. E, além de refletir no psicológico das pessoas, também impacta positivamente no organismo. A sexóloga Patrícia Cardoso esclarece que a satisfação sexual proporciona equilíbrio emocional e fortalecimento de vínculos afetivos. “A proximidade física, a cumplicidade e a intimidade favorecem o bem-estar”, complementa.

          
A atividade sexual pode melhorar problemas cotidianos como insônia, estresse, fome constante e até proteção contra resfriados. Patricia aponta possíveis aborrecimentos que uma pessoa que não faz sexo pode enfrentar: dores de cabeça e no estômago, irritabilidade, sensação de rejeição, ansiedade e baixa autoestima. “Também é comum desenvolver doenças psicossomáticas e depressão”, afirma.
Bom-humor e disposição também são reflexos de quem mantém a vida sexual na ativa. A sexóloga menciona um aumento e uma melhora na concentração para realizar tarefas com mais rapidez e zelo, deixando a pessoa mais confiante para desempenhar o seu papel no trabalho, em casa ou nos estudos. E, para as mulheres que estão em processo de emagrecimento, é importante destacar que o sexo ajuda a perder peso!
E tudo isso acontece porque o corpo reage às sensações sexuais desencadeando estímulos cerebrais. Durante a excitação, a mulher e o homem se preparam para o ato sexual por meio da produção dos hormônios estrogênio e testosterona. Essas substâncias químicas aceleram a circulação sanguínea, aumentam a frequência cardíaca, eriçam os pelos, enrubescem a pele e dilatam a região genital, devido à grande concentração de sangue. Neste momento, há liberação máxima de endorfina – substância responsável pela sensação de prazer – e o cérebro entende os avisos do corpo e o deixa em estado de relaxamento total. Os parceiros entram em um estado de felicidade consigo mesmos.
Entre as complicações mais comuns dos brasileiros que o sexo pode auxiliar encontram-se:
+ Hipertensão: praticar o sexo evita que a pessoa tenha picos de alta pressão sanguínea;
+ Problemas cardíacos: segundo um estudo britânico, pessoas que transam duas vezes por semana tem menos chances de ocorrência de infarto;
+ Dores na coluna: o relaxamento proporcionado pela atividade auxilia no tratamento de dores nas costas;
+ Menopausa: o sexo ajuda a diminuir a intensidade dos sintomas femininos;
+ TPM: contribui para evitar cólicas e mau-humor.
Patrícia ainda cita estudiosos que acreditam que a atividade sexual constante colabora para aumentar a expectativa de vida, já que melhora a qualidade do bem-estar e diminui o risco de doenças. Ou seja, no fim das contas, o sexo não proporciona bons momentos apenas na cama, mas também na rotina!
Consultoria: 
Patricia Cardoso, sexóloga/http://aflordapelesexologia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário