terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

ALIMENTOS NUTRITIVOS PARA CURTIR A FOLIA...



Profissional orienta o consumo de frutas, legumes e até feijoada (sem excesso de gordura).

Um dos períodos mais aguardados pelos brasileiros está chegando: o Carnaval! Em Salvador, o clima de festa já tomou conta das ruas e baianos e turistas estão animados para a folia momesca. Porém, para não afastar o momento de descontração e alegria, é importante cuidar da alimentação. Manter-se bem alimentado ajuda ao nosso corpo a manter energia para a festa, além de evitar situações como hipoglicemia (glicose baixa no sangue), que pode ocasionar sintomas como dor de cabeça, tontura e até desmaios. 

A nutricionista da Singular Medicina de Precisão, Rejane Viana, garante que é possível manter uma rotina com alimentos saudáveis mesmo nos dias de festa. Ela chama atenção para cuidados nutricionais, como aumentar a preocupação com a ingestão de água, consumir alimentos principalmente in natura e menos processados, priorizar o consumo de frutas e legumes da estação, como abacate, maçã, laranja, coco verde, uva, abóbora, pepino, tomate, quiabo, repolho e entre outros. 

Antes de sair de casa para a avenida, a dica é comer alimentos proteicos, como carnes, preferencialmente cozidas, assadas ou grelhadas, além de ovos e até a feijoada, desde que sem excesso de gordura na preparação. Essas opções podem ser consumidas acompanhadas de saladas cruas e cozidas. “Cada pessoa responde individualmente às dietas, então o que é recomendado para alguns não se aplica a todo mundo, mas é importante neste período carnavalesco manter os cuidados nutricionais”, acrescenta Rejane Viana. 

A nutricionista da Singular Medicina de Precisão também alerta para os excessos. É importante evitar muita exposição ao sol, grande quantidade de alimentos ingeridos e, mesmo que difícil, o alto consumo de bebidas alcoólicas. “Priorize o consumo de alimentos antes de ir para a avenida, assim você evita aqueles alimentos disponíveis no meio da folia em que não se sabe a procedência. Na impossibilidade de seguir essa recomendação, prefira consumir alimentos que são preparados na hora”, completa Rejane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário