segunda-feira, 28 de agosto de 2017

COMO COMER SUSHI...

FONTE: *** , Tiago Jokura, (http://www.msn.com).


1. De ladinho.

Seja usando palitos (hashi) ou dedos, o certo é pegar o sushi lateralmente, com a pinça alinhada à peça. Pegar o sushi pelas pontas ou na perpendicular é pedir para que ele desmonte antes de chegar à boca.

2. Olho no molho.

O jeito mais controlado de temperar o sushi é usar as lâminas de gengibre como um pincel para espalhar o molho de soja (shoyu) sobre o peixe. Assim você evita o risco de mergulhar o peixe no shoyu e anular o sabor da carne.

3. Pode arroz?

Jamais mergulhe o arroz no shoyu (pincelar os grãos também não rola). Isso vai encharcar o sushi, deixando-o muito salgado e desmontado. Coloque a peça na boca com o peixe virado para cima – o arroz no céu da boca causa uma sensação desagradável.

4. Peça única.

Um bom sushi não deve ter mais que 6 cm de comprimento, para caber inteiro na boca. Ou seja, morder um pedaço da peça e rasgá-la ao meio não é recomendável. Outro detalhe ofensivo ao sushiman é remover o peixe de cima do arroz.

Mantendo o bom gosto: Entre cada variedade de sushi, o recomendado é limpar o paladar com um pouco de gengibre (se for muito, irrita as papilas), com chá verde ou com água.


*** Fonte: Livro Sushi: Jiro Gastronomy

Nenhum comentário:

Postar um comentário