terça-feira, 29 de agosto de 2017

MASCAR CHICLETES REDUZ SENSIBILIDADE CAUSADA PELO CLAREAMENTO...

FONTE:, (http://www.msn.com).


Mascar chicletes (sem açúcar), pode ajudar a diminuir a sensibilidade causada por clareamentos, segundo um estudo publicado no British Dental Journal.  O trabalho demonstrou que 88 pacientes que tiveram seus dentes clareados numa única consulta odontológica foram separados em três grupos: participantes que mascaram um chiclete sem açúcar, participantes que mascaram um chiclete sem açúcar com Recaldent (um produto baseado no leite que ajuda a fortalecer os dentes por liberar cálcio e fosfato para remineralizar o esmalte) ou participantes que não usaram agente dessensibilizante. Em resultados que surpreenderam até mesmo os pesquisadores, pacientes que mascaram qualquer um dos tipos de chiclete sem açúcar experimentaram sensibilidade dental significativamente menos intensa do que o grupo que não mascou chiclete.

Os cientistas teorizam que o ato de mascar pode ter oferecido aos pacientes um benefício terapêutico, possivelmente por criar aumento do fluxo salivar para reduzir a sensibilidade ou até mesmo simplesmente por distrair a mente do paciente enquanto mastigava, e o agente remineralizador em um dos chicletes não foi significativamente melhor na dessensibilização dental.

De acordo com a American Dental Association (ADA), "mascar chiclete nas suas variadas formas é um hábito que vem da antiguidade. Os gregos mascavam a resina da aroeira, chamada mástique. Do outro lado do mundo, os antigos maias usavam a resina do sapotizeiro (chamada tsiclte). Nativos americanos da Nova Inglaterra mascavam a resina do abeto – um hábito que passaram para os colonizadores europeus. Hoje em dia, a base usada para a maioria dos chicletes é uma mistura de materiais sintéticos (elastômeros, resinas e ceras em variadas proporções). Entretanto, o hábito de mascar continua popular como sempre".


Atualmente, dois chicletes sem açúcar trazem o Selo de Aprovação da ADA. Estudos clínicos mostraram que mascar chicletes sem açúcar por 20 minutos após as refeições pode ajudar a prevenir a cárie dentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário