quinta-feira, 31 de agosto de 2017

DOENÇA GENGIVAL PODE CAUSAR ESTRAGOS AO SEU SORRISO...

FONTE:, (http://www.msn.com).



A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar, que envolve e sustenta os dentes. É causada pela presença da placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

São três os estágios da doença periodontal:

•Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não foram atingidos.

Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.

•Periodontite avançada: neste estágio da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem, mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Como saber se tenho gengivite?
A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida — portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:
•Gengiva vermelha, ou inchada, ou flácida;
•gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental;
•dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva;
•gengiva que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa;
•mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde;
•secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival;
•mau hálito constante ou gosto ruim na boca;

Como é tratada a gengivite?
•Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme. Com consultas regulares a seu dentista, esse estágio pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério.

•Uma limpeza profissional feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.

Gengiva saudável - Gengiva saudável é firme e não sangra. Ela se acomoda ou insere perfeitamente ao redor dos dentes.

Gengivite - Gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovação.

Periodontite - A gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes. Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, as fibras de sustentação e ao osso.


Periodontite avançada -  Nesse estágio as fibras de sustentação e o osso estão destruídos. Os dentes se tornam móveis e abalados e podem ter que ser removidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário