terça-feira, 29 de agosto de 2017

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE TOMAR BANHO FRIO?...

FONTE: ***, Equipe eCycle, (http://www.msn.com).



A prática de tomar banhos frios tem se popularizado... E mesmo que os tremores afugentem muitos (principalmente no inverno), os corajosos usufruem dos benefícios do aumento da circulação sanguínea, da redução de dores musculares, da pele mais saudável e do efeito de despertar. Curiosamente, os banhos frios parecem proporcionar aos adeptos uma sensação de felicidade - a pesquisa que sugere esse efeito aponta impulsos elétricos como responsáveis - eles viajam das terminações nervosas ao cérebro.

Outra explicação poderia ser a conquista psicológica de adentrar num fluxo de água gélida após a acabar de sair de uma cama quentinha. Ao olhar para o chuveiro e pensar que não quer ligar a água fria, mas mesmo assim encará-la, o indivíduo se torna capaz de ir além de uma situação de conforto, algo que sempre tentamos evitar noa dia a dia - superar essa condição é recompensador.

Dê uma olhada nos benefícios comprovados:

1. Melhora a circulação sanguínea.
A água é mais fria que a temperatura natural do corpo e isso faz com que este "se esforce mais" para manter a temperatura do tronco. Quando tomados regularmente, os banhos frios podem tornar nosso sistema circulatório mais eficiente. Se o sangue flui melhor para a cabeça, ela funciona melhor e fica alerta por mais tempo. Algumas pessoas também relatam que a pele e o cabelo parecem menos quebradiços e mais viçosos, provavelmente como resultado da melhora da circulação.

Você já reparou que atletas utilizam gelo quando ocorre algum tipo de lesão muscular? Dados coletados mostram que se trata do mesmo princípio. Ao reduzir a temperatura de uma área do corpo, aceleramos a entrega de sangue mais quente e oxigenado ao local... E isso otimiza o tempo de recuperação da lesão. Algumas pessoas com certas enfermidades podem se beneficiar de banhos frios como forma de ajudar o sangue a se mover pelo corpo mais rapidamente, como indivíduos com má circulação, hipertensão arterial e diabetes.

2. Aumenta as endorfinas.
Muitas drogas tratam a depressão, dependendo da gravidade ou duração dos sintomas. Um método holístico de tratamento que está ganhando popularidade é a hidroterapia. Tomar um banho frio por até cinco minutos, de duas a três vezes por semana, ajudou a aliviar os sintomas de depressão em certos pacientes, em um ensaio clínico.

Para pessoas com depressão, as duchas frias podem funcionar como uma espécie de terapia de eletrochoque suave. A água fria envia muitos impulsos elétricos para o cérebro. Eles agitam seu sistema para aumentar o estado de alerta, a clareza e os níveis de energia. As endorfinas, chamadas de hormônios de felicidade, também são lançadas. Esse efeito leva a sentimentos de bem-estar e otimismo. Mas se você tem depressão, não deve substituir seu tratamento por banhos frios - apenas conversa sobre a ideia com seu médico.

3. Acelera o metabolismo.
A gordura branca é a gordura que associamos a condições como obesidade e doenças cardíacas, mas todos nascemos com a gordura marrom. Pesquisadores descobriram que a gordura marrom desempenha um papel importante na saúde do adulto. Níveis saudáveis de gordura marrom também indicam que a gordura branca esta em um nível aceitável. E a gordura marrom é ativada pela exposição à baixa temperatura.

Pessoas que são obesas não podem simplesmente começar a tomar banho frio para perderem peso sem alterarem outros hábitos (como iniciar prática de exercícios físicos regulares e mudar a alimentação). Mas tomar um banho frio duas ou três vezes por semana pode contribuir para acelerar o metabolismo - e isso, em longo prazo, pode ajudar a combater a obesidade. Uma pesquisa sobre o tema não conseguiu chegar a uma conclusão sobre como exatamente banhos frios ajudam pessoas a perder peso... Ainda assim, mostra que a água fria pode equilibrar certos níveis hormonais e ajudar na recuperação do sistema gastrointestinal. Esses efeitos podem aumentar a capacidade do banho frio de levar à perda de peso.

4. Ajuda no combate a doenças comuns.
Os leucócitos ajudam a combater infecções no organismo. O choque da água fria na corrente sanguínea estimula os leucócitos. Isso significa que tomar banhos frios pode aumentar a resistência a doenças comuns, como resfriados e gripe.

Um estudo até indicou que banhos frios poderiam tornar o corpo mais resistente a certos tipos de câncer. E um ensaio clínico mostrou que as pessoas que tomaram banhos frios tiveram que se ausentar do trabalho menos vezes.

5. Pode melhorar o desempenho atlético.
Um estudo publicado no American Journal of Physiology descobriu que atletas que usam imersão em água fria após o treinamento de resistência são capazes de lidar com mais exercício durante as sessões de treinamento subsequentes, "o que poderia melhorar as adaptações de treinamento de longo prazo".

Outro estudo publicado no Journal of Sports Science and Medicine desvendou que a imersão em água fria melhora a recuperação após o exercício e deve ser administrada assim que este se encerra.

6. Diminui o gasto com água, eletricidade ou gás.
Quem nunca tomou um banho quente, demorado e reflexivo? Mas essa atitude não é sustentável. O banho frio costuma ser mais rápido, sem contar que não há a necessidade de esquentar a água, o que diminui o gasto com eletricidade ou gás (dependendo do modelo do chuveiro).


*** Fontes: Treehugger Healthline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário