domingo, 27 de agosto de 2017

VOCÊ SABE O QUE CAUSA SENSIBILIDADES NOS DENTES?...

FONTE:, (http://www.msn.com).



Provar um sorvete ou tomar um golinho de chá quente às vezes é uma experiência dolorosa para você? Escovar ou passar fio dental faz você estremecer? Se a resposta for positiva, você pode ter um problema chamado "dentes sensíveis". Cáries dentárias e dentes fraturados podem causar dentes sensíveis. Mas se seu dentista descartou esses problemas, esmalte dental desgastado, dente fissurado ou uma raiz exposta podem ser o motivo do desconforto.

Uma camada de esmalte dentário, que é a substância mais dura do organismo, protege as coroas dos dentes saudáveis. Uma camada chamada de cemento dentário ou cemento radicular protege a raiz dental sob a linha da gengiva. Por baixo do esmalte e do cemento está a dentina, uma parte do dente que é menos densa do que o esmalte e cemento.

A dentina contém túbulos microscópicos, que são tubos ocos ou canais. Quando a dentina perde sua cobertura de proteção, os túbulos permitem que alimentos quentes e frios, ácidos ou pegajosos, estimulem as células dentro dos dentes. Isso causa hipersensibilidade e desconforto. A dentina também pode ser exposta quando a gengiva se retrai, o que pode trazer hipersensibilidade próxima à linha da gengiva.

A higiene bucal adequada é a chave para evitar que a gengiva se retraia. Se você escovar os dentes de maneira errada ou mesmo escovar demais, poderão surgir também problemas gengivais. Pergunte a um profissional se você tiver dúvidas sobre sua rotina diária de higiene bucal.


Dentes sensíveis podem ser tratados. Seu dentista pode sugerir que você experimente um creme dental dessensibilizante, que contenha compostos que ajudem a bloquear a transmissão da sensação da superfície dental para os nervos do dente. O creme dental dessensibilizante geralmente requer diversas aplicações antes que a sensibilidade seja reduzida. Um profissional também pode recomendar técnicas feitas em consultório envolvendo a aplicação de flúor na forma de gel, que fortalece o esmalte dentário e reduz a transmissão de sensações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário