quinta-feira, 31 de agosto de 2017

SUPER MUNDIAL: CLUBES BRASILEIROS DEVEM DEPENDER DE “RANKING MALUCO” PARA SE CLASSIFICAR...

FONTE:, Bruno Barbato, (http://www.msn.com).



Uma nova proposta de reformulação do atual modelo do Mundial de Clubes da FIFA pode ser aprovada em breve. Segundo o jornal espanhol, Mundo Deportivo, a intenção é criar um "Super Mundial" envolvendo 24 clubes.

No entanto, o Blog do Marcel Rizzo destacou a confusão que isso pode gerar para definir os participantes, pelo menos para os brasileiros, que disputam a Libertadores.

A proposta inicial seria dividir os participantes em 12 clubes europeus, cinco sul-americanos, dois asiáticos, dois africanos, dois da CONCACAF e outro da Oceania. As disputas seriam realizadas a partir de 2021, sendo de quatro em quatro anos.

blog confirmou que os critérios de classificação seriam informados pelas confederações para a FIFA, e a Conmebol, com cinco vagas, estuda premiar os quatro campeões dos anos anteriores, além do líder do ranking de clubes da entidade.

É exatamente ai a grande questão levantada por Marcel, que cita os critérios deste ranking, que leva em conta os últimos 10 anos de Libertadores, além de uma pontuação histórica da competição e também em campeonatos nacionais.

O exemplo citado na publicação foi o Boca Juniors, atual líder do ranking, mas é um time que sequer participou da Libertadores 2017. Outros casos foram lembrados até pelos brasileiros: São Paulo, Cruzeiro e Corinthians são os melhores colocados mas também ficaram de fora da atual Libertadores.

Mas ainda teremos muitos capítulos desta história pela frente. Novos critérios desse ranking podem ser debatidos, além da própria confirmação do novo modelo de mundial que precisa se confirmar, e se um clube ganhar mais de um título nesse período de quatro anos, ou seja, qual seria o critério para a nova vaga aberta, e outras ponderações mais.


Fato é que o "Super Mundial" nem foi confirmado mas gera polêmica por onde é falado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário