segunda-feira, 7 de agosto de 2017

TRATAMENTO PARA APNEIA DO SONO PODE EVITAR INFARTOS E AVCs...

FONTE: Gabriele Galvão, , Tribuna da Bahia, Salvador (http://www.tribunadabahia.com.br).
A apneia do sono é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem no mínimo cinco vezes num período de 60 minutos.

Insônia, sensação de cansaço e ronco podem ser sinal de apneia obstrutiva do sono, que pode levar a pressão alta e infarto do miocárdio. Dados do Instituto do Sono aponta que, no Brasil, 40 milhões de pessoas sofrem com este problema. A apneia causa alterações na oxigenação sanguínea e pode elevar o risco de hipertensão arterial, infarto agudo, insuficiência cardíaca, depressão, entre outras doenças. Daí, a necessidade de se procurar um especialista, descobrir a causa do problema e tratá-la o quanto antes.

A Fisioterapeuta da Clínica ADS, Vivian Morelli, que é membro da Associação Brasileira do Sono (ABSONO) e membro da Liga Baiana do Sono disse que, muito além de quebrar o ciclo do sono e prejudicar o necessário descanso, a apneia deve ser diagnosticada e tratada da forma correta. “O objetivo do tratamento é manter as vias aéreas permeáveis ao fluxo de ar durante a noite. Só assim é possível evitar que a doença evolua para algo mais complexo, como um ataque do coração ou um derrame cerebral”, esclareceu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário