segunda-feira, 7 de agosto de 2017

RASPAR ENGROSSA OS PELOS? DESVENDE OS MITOS E VERDADES DA DEPILAÇÃO...

FONTE: *** Thais Carvalho Diniz, Do UOL, em São Paulo (http://estilo.uol.com.br).


Pelos: ame-os ou deixe-os. Para algumas pessoas é exatamente assim. Se você se encaixa no segundo caso, tem no mercado vários métodos para se livrar deles e manter a pele lisinha.

As polêmicas sobre o assunto, entretanto, são as dúvidas que rondam as técnicas utilizadas para a depilação. Afinal, usar lâmina faz os pelos nascerem mais grossos? Cera na sobrancelha faz a pálpebra cair?

A seguir, com a ajuda de especialistas, respondemos essas e outras questões sobre os processos.

Raspar com lâmina faz os pelos nascerem mais grossos.
Mito. A sensação de que eles estão mais grossos existe porque a lâmina corta o pelo, diferentemente da cera que o remove pela raiz. Esse processo faz eles ficarem pontudos, uma vez que o fio não é retirado por inteiro. As dermatologistas entrevistadas brincam que, se isso fosse verdade, seria a solução para a calvície.

Depilar com cera ou laser perto do período menstrual dói mais.
Verdade. A sensibilidade vai variar de acordo com a pessoa, mas, por conta dos hormônios, a mulher pode sentir mais dor nesse período.

Depilar a sobrancelha com cera faz a pálpebra cair.
Mito. Não há nenhuma comprovação científica. As especialistas entrevistadas pelo UOL afirmam que a flacidez na região faz parte do processo de envelhecimento por conta do enfraquecimento das fibras de colágeno, algo que não é possível de ser atingido pela depilação.

Depilação a laser acaba com os pelos de vez.
Mito. A depilação a laser faz a miniaturização dos fios, que ficam menores, mais finos e mais claros a ponto de serem imperceptíveis a olho nu. Entretanto, a técnica não destrói os pelos para sempre -- eles continuam lá.

Depilação com cera ou lâmina escurece a pele.
Verdade. Qualquer dano térmico, no caso da cera, ou inflamatório, para ambas as técnicas, pode causar alteração da cor da pele. Isso é mais comum em quem tem predisposição a melasma.

Depilar faz os pelos diminuírem.
Verdade. A tração dos fios, processo que acontece na maioria das técnicas de depilação, faz os pelos afinarem e, a longo prazo, diminuírem.

Depilar com cera faz os pelos encravarem mais.
Parcialmente verdade. Os pelos encravam quando são tirados no sentido oposto ao do crescimento. Para evitar esse problema, o ideal é esfoliar a pele dias antes da depilação. O tratamento pode ajudar a diminuir a camada de células mortas, que se forma na superfície cutânea e dificulta a saída dos fios.


*** Consultoria: Bruna Duque Estrada, médica dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); Sueli Szterling, esteticista e sócia-proprietária do Espaço Kurma, em São Paulo; Caroline Abdo Mourao, médica dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário