segunda-feira, 12 de junho de 2017

SUCO DE LIMÃO PURO ANTES DAS REFEIÇÕES MELHORA DIGESTÃO E EVITA INCHAÇO...

FONTE: Bárbara Stefanelli, Do UOL, (http://estilo.uol.com.br).


Quem acompanha os famosos fitness nas redes sociais já deve ter reparado que eles costumam tomar um copinho de limão antes das refeições. O copo --conhecidos por servirem um shot de tequila e outras bebidas-- está cheio do suco puro da fruta espremida (sem açúcar!) e deve ser tomado em uma “golada” só. Mas para que serve essa "poção" ácida?

Melhora a digestão.
O shot de limão nada tem a ver com emagrecimento, mas, sim, com a melhor absorção dos nutrientes e digestão dos alimentos. “Além de ajudar a absorver o ferro e o magnésio dos alimentos, o limão consumido antes das refeições, ao entrar em contato com a saliva, produz uma salivação que estimula a ação enzimática e, por isso, melhora a digestão”, explica a nutricionista Vivian Ragasso, do Instituto Cohen, em São Paulo.

“Comer abacaxi ou mamão antes das refeições também melhora esse processo de digestão, mas como consumir frutas antes da refeição não é um hábito cultural do brasileiro, as pessoas têm preferido o shot”, complementa.

Outra opção, para quem não é muito chegado no gosto ácido do limão, é tomar um copo d’água --lembrando, com até 200 ml-- com umas gotas da fruta.

No entanto, a nutricionista alerta que só não é recomendado tomar mais de 200 ml de qualquer bebida nas refeições, porque o excesso de líquido dilata o estômago e acaba prejudicando a boa digestão. Mas como um shot tem cerca de 50 ml, então não há problema neste sentido.

De acordo com o nutricionista Alan Tiago Scaglione, da Estima Nutrição e especialista em suplementação nutricional USP (Universidade de São Paulo), é recomendado tomar o copinho do suco puro apenas uma vez ao dia, por conta da acidez da fruta. “Não é verdade que o limão cause gastrite, só não é recomendado para quem já tem problema gástrico. Quem não tem qualquer tipo de incômodo pode consumir só uma vez ao dia. Se quiser tomar mais vezes, recomendo diluir em água para não causar desconfortos.”

Tem efeito desintoxicante.

O limão também ajuda a melhorar a retenção de líquido causadora do inchaço. “A fruta tem propriedade diurética e ajuda a eliminar toxinas”, explica Alan. O limão também é rico em antioxidantes e ajuda no combate de radicais livres --moléculas conhecidas por estimularem o envelhecimento. O suco da fruta também atua na imunidade do corpo, por conta da vitamina C presente nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário