quinta-feira, 31 de agosto de 2017

SUCO ANTIESTRESSE OU DIURÉTICO? 7 RECEITAS PARA O QUE VOCÊ MAIS PRECISA...

FONTE: Mariana Bueno, Colaboração para o UOL (http://estilo.uol.com.br).



Os sucos no café da manhã são ótimos para começar o dia de uma forma mais saudável e nutritiva. Dependendo dos ingredientes, eles podem, ainda, oferecer diferentes benefícios para o organismo.
A nutricionista funcional Haline Dalsgaard ensina algumas receitas fáceis de fazer e explica para que casos cada uma delas é indicada.

1 - Suco energizante.

Receita: bata no liquidificador 1 banana, 200 ml de água de coco, 1 pedaço de 1cm de gengibre. Beba sem coar.
Para o que é indicado: é ideal para começar bem o dia de trabalho ou para tomar antes de malhar. A banana dá energia e o gengibre ajuda a acelerar o metabolismo. Antes da malhação só o suco já vale, mas para um desjejum antes de trabalhar, consuma com dois ovos mexidos ou duas fatias de queijo e peito de peru.

2 - Suco antiestresse.

Receita: bata no liquidificador 1 banana prata madura, 4 morangos, 1/2 pera com casca sem sementes e água. Acrescentar 1 colher (sopa) de levedo de cerveja e misturar com a colher.
Para o que é indicado: esse suco pode ser usado como refeição única no desjejum, sem precisar de complementos. O levedo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar. O morango é calmante. E a pera é rica em fibras e ajuda a hidratar.

3 - Suco diurético.

Receita: bata no liquidificador o suco de 1 limão, 1/2 pepino japonês cortado com casca, 1 maçã com casca e sem sementes, 1 punhado de folhas de hortelã e 200 ml de água gelada. Beber sem coar.
Para o que é indicado: ele ajuda a eliminar a retenção de líquidos. E também é bom para tomar no dia seguinte depois de exagerar no consumo de álcool. Para complementar, coma uma omelete ou uma crepioca.

4 - Suco verde antioxidante.

Receita: bata no liquidificador 2 punhados de folhas de espinafre, 1 xícara (chá) de frutas vermelhas congeladas (morango, framboesa, amora), suco de 1 laranja lima e 1 punhado de folhas de hortelã. Beber sem coar.
Para o que é indicado: é excelente para fortalecer o sistema imunológico. As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e o espinafre e o limão são ricos em vitamina C. O pão integral ou tapioca com queijo Minas são bons complementos.

5 - Suco digestivo.

Receita: bata no liquidificador 1 fatia de melão, 1 kiwi, 1/2 maçã verde e 100 ml de água gelada. Beber sem coar.
Para o que é indicado: a papaína do mamão em comunhão com a fibra do kiwi e da maçã trazem inúmeros benefícios para a digestão, especialmente se consumido no café da manhã com um ovo ou frios.

6 - Suco desintoxicante.

Receita: bata no liquidificador 1 maçã média com casca e sem semente cortada em pedaços, 1 punhado de salsinha, 1 colher (sopa) de semente de linhaça, suco de ½ limão e 100 ml de água de coco. Beber sem coar.
Para o que é indicado: excelente para começar a semana e fazer um detox no organismo. Deve ser complementado com pão integral e cottage ou tapioca com queijo Minas.

7 - Suco refrescante.

Receita: bata no liquidificador ½ xícara (chá) de acerola ou 1 polpa congelada, 150 ml de água de coco, 1 fatia de abacaxi, 1 punhado de folhas de hortelã e 2 cubos de gelo. Beber sem coar.

Para o que é indicado: é uma excelente opção para períodos mais quentes. As frutas ricas em vitamina C associadas ao frescor do hortelã trarão bem-estar para começar o dia. Combine com uma proteína (ovo ou frios magros).

GOVERNO DO ESTADO RECEBE 300 TORNOZELEIRAS ELETRÔNICAS...

FONTE: (http://leiamais.ba).


Conforme o secretário, uma outra licitação está em andamento para adquirir 3,6 mil tornozeleiras, 3,2 mil masculinas e 400 femininas.



De acordo com o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a Bahia recebeu um lote de 300 tornozeleiras eletrônicas para serem utilizadas em presos sob medidas cautelares.
Além disso, Duarte afirmou que profissionais já foram treinados para manusear o equipamento e que para as tornozeleiras possam ser utilizadas ainda é necessário a publicação de uma resolução que defina o uso delas.
Conforme o secretário, uma outra licitação está em andamento para adquirir 3,6 mil tornozeleiras, 3,2 mil masculinas e 400 femininas.

Recentemente, a falta da tornozeleira eletrônica no Estado fez com que o ex-ministro Geddel Vieira Lima, contrariando decisão judicial, começasse a cumprir pena de prisão em regime domiciliar, em julho último, sem o equipamento.

JOVEM SOFRE COM CONDIÇÃO RARA QUE A IMPEDE DE URINAR HÁ 3 ANOS...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).



A jovem inglesa Vikki Black, de 23 anos, foi diagnosticada com uma condição rara que causa retenção urinária e já está há três anos sem ir ao banheiro para urinar.

Tudo começou quando a jovem passou a sentir incômodo e ter dificuldades ao fazer xixi, mas o caso piorou. Semanas depois, ela simplesmente já não ia mais ao banheiro e começou a ficar inchada. "Parecia que eu estava na 20ª semana de gestação. Eu estava apertada e precisava ir ao banheiro, mas simplesmente não conseguia", conta ela em entrevista ao Daily Mail. 
Sem outra alternativa, ela foi a um hospital e imediatamente encaminhada para a emergência, onde recebeu um cateter urinário que drenou 1,2 litro de urina.
Aparentemente recuperada, Vikki voltou para casa achando que seu organismo voltaria às funções normais, mas todos os sintomas voltaram e ela precisou voltar ao hospital para a implantação de um novo tubo para aliviar a bexiga e as dores.

O diagnóstico veio em seguida: síndrome de Fowler - uma doença rara que causa retenção urinária em mulheres geralmente entre 20 e 40 anos e afeta um músculo que controla a liberação da urina na bexiga. 
"É tão raro que nem mesmo alguns médicos ouviram falar sobre isso. Mas tem um grande impacto. Não consigo fazer algo tão simples como urinar", afirma Vikki, que sofreu com infecções por conta do uso de cateteres para drenar a urina nos últimos três anos. "Eu tive cerca de 90 infecções e fiquei internada muitas vezes".
A única alternativa da jovem é passar por um implante gerador de pulsos elétricos para ajudar na estimulação dos músculos da bexiga: "A cirurgia é a minha última esperança. Estou desesperada para poder ir ao banheiro".
A jovem está fazendo campanha para arrecadar o valor necessário para a cirurgia. Até agora foram doados 6,9 mil libras (o equivalente a R$ 27,9 mil).

ROBÔS AINDA TÊM DOMÍNIO LIMITADO SOBRE AS LEIS DA ATRAÇÃO, MOSTRA ESTUDO...

FONTE: *** Jairo Bouer (http://doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).



Dá para prever se uma pessoa vai sentir atração por outra apenas pelos traços de personalidade e preferências que ambas têm em comum? Esse é o princípio da maioria dos aplicativos de encontro, por isso um grupo de pesquisadores decidiu testar até que ponto a tecnologia pode revelar uma alma gêmea.esquisadores das universidades de Utah, da Califórnia e de Northwestern, utilizaram dados de dois grupos de candidatos a encontros rápidos, de quatro minutos, que tinham preenchido questionários que detalhavam mais de 100 características e preferências de cada um deles.

A equipe contou com um algoritmo de aprendizado de máquinas sofisticado para testar quem se interessaria por quem antes dos encontros ocorrerem.

Após cada encontro, os integrantes tinham que indicar o nível de interesse e de atração sexual em relação a cada candidato. Os pesquisadores perceberam que é possível antecipar, de modo geral, quem tende a despertar mais atenção de quem, mas não se duas pessoas, em particular, vão se interessar uma pela outra. Nesse último aspecto, o acerto foi zero.

De acordo com os autores, pelo menos com as ferramentas disponíveis hoje em dia, ainda não é possível pular a tarefa de encontrar um monte de gente até encontrar sua alma gêmea. Claro que os aplicativos dão uma ajuda boa para filtrar os candidatos. Mas, pelo menos por enquanto, robôs estão longe de decifrar os mistérios da atração. Os resultados serão apresentados no TEDxSaltLakeCity, no dia 9 de setembro.


CRIANÇAS SÃO HOSPITALIZADAS APÓS COMEREM MACONHA...

FONTE: Leiajá, site parceiro do Leiamais.ba, http://leiamais.ba

Cerca de cinco casos foram registrados em curto espaço de tempo e mães contam que crianças, de menos de dois anos, comeram a droga em um parque.


Cerca de cinco casos de intoxicação de crianças foram registrados em um hospital em Nice, no sul da França, desde o início de agosto. A informação divulgada pelos meios de comunicação da Europa indica que elas haviam comido maconha e, por isso, precisaram de atendimento hospitalar. 
Conforme publicação do Nice-Matin, as cinco crianças - com menos de dois anos - já se recuperaram. O que chocou os médicos foi o fato desses casos terem acontecido tão próximos uns dos outros, apesar de serem comuns. 
Em quatro das ocorrências, os pais afirmaram que as crianças haviam encontrado a erva em um parque e ingerido. No entanto, o diretor do Hospital Lenval, Herve Haas, salientou a importância dos pais consumidores manterem suas porções do entorpecente longe das crianças, pois o consumo feito por elas pode ter consequências graves. Ingerida, a droga afeta diretamente o cérebro, sendo seis vezes maior quando consumida por bebês. 

Inclusive, uma das crianças chegou ao hospital em estado grave, em coma profundo e foi internada no centro de terapia intensiva. Apesar dos esforços, o diretor do hospital destacou que o tratamento nesses casos é apenas ingestão de soro e aguardar, pois não há muito que se fazer. As crianças tinham sintomas de sonolência profunda e embriaguez, sendo constatada a presença da droga no organismo através de exames de urina e sangue.

CALENDÁRIO DO PIS SAI ATÉ DIA 15 DE SETEMBRO...

FONTE: (http://www.correio24horas.com.br).
Veja quem tem direito e como fazer para sacar o dinheiro.


O governo federal  vai divulgar até o dia 15 de setembro o calendário de saque do PIS/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir dos 62 anos. Segundo o Ministério do Planejamento, a prioridade será dada a quem tem mais idade. O pagamento será iniciado em outubro. 
Pelos cálculos do governo, a liberação deve injetar cerca de R$ 16 bilhões na economia brasileira, o que representa 0,25% do Produto Interno Bruto do País (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil. A medida vai atingir 8 milhões de pessoas, sendo que a maioria tem saldo de cerca de R$ 750 na conta do PIS/Pasep.
Segundo o ministério, a Medida Provisória 797/2017, que libera o saque, elevará o volume mensal de saques do Fundo PIS/Pasep em 26 vezes, de acordo com as projeções iniciais elaboradas com os dados dos agentes administradores, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. No último exercício financeiro do fundo (de julho de 16 ao mês passado), a média mensal de saques do fundo estava em R$ 104 milhões. Após a medida provisória, os bancos se preparam para receber solicitações que totalizam, ao menos, R$ 2,6 bilhões por mês, disse o ministério.
Em número de atendimentos, a expectativa é que os bancos recebam um volume de solicitação de saques da ordem de 1,3 milhão por mês: 23 vezes acima da média de 56 mil atendimentos por mês, realizados até junho passado, acrescentou o Ministério do Planejamento.
“Esse salto no volume de saques exige um planejamento apropriado para que seja garantido o atendimento de maneira adequada a todos os cotistas”, explicou o governo. O ministério lembrou que os saques por falecimento, invalidez e doenças continuam sendo feitos imediatamente conforme os critérios vigentes, independentemente do calendário. 
Quem tem direito?  
Tem direito ao Abono o trabalhador inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), há pelo menos cinco anos, que trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e que teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2016.
Como consultar?  
Os trabalhadores poderão consultar o valor do benefício no Aplicativo Caixa Trabalhador, na página www.caixa.gov.br/PIS, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento” ou pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

E se tiver o cartão cidadão?
O trabalhador que possui Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento Caixa Aqui ou aos terminais de autoatendimento da Caixa. Caso não tenha o Cartão Cidadão, o valor pode ser retirado em qualquer agência da Caixa, apresentando o documento de identificação.

SUPER MUNDIAL: CLUBES BRASILEIROS DEVEM DEPENDER DE “RANKING MALUCO” PARA SE CLASSIFICAR...

FONTE:, Bruno Barbato, (http://www.msn.com).



Uma nova proposta de reformulação do atual modelo do Mundial de Clubes da FIFA pode ser aprovada em breve. Segundo o jornal espanhol, Mundo Deportivo, a intenção é criar um "Super Mundial" envolvendo 24 clubes.

No entanto, o Blog do Marcel Rizzo destacou a confusão que isso pode gerar para definir os participantes, pelo menos para os brasileiros, que disputam a Libertadores.

A proposta inicial seria dividir os participantes em 12 clubes europeus, cinco sul-americanos, dois asiáticos, dois africanos, dois da CONCACAF e outro da Oceania. As disputas seriam realizadas a partir de 2021, sendo de quatro em quatro anos.

blog confirmou que os critérios de classificação seriam informados pelas confederações para a FIFA, e a Conmebol, com cinco vagas, estuda premiar os quatro campeões dos anos anteriores, além do líder do ranking de clubes da entidade.

É exatamente ai a grande questão levantada por Marcel, que cita os critérios deste ranking, que leva em conta os últimos 10 anos de Libertadores, além de uma pontuação histórica da competição e também em campeonatos nacionais.

O exemplo citado na publicação foi o Boca Juniors, atual líder do ranking, mas é um time que sequer participou da Libertadores 2017. Outros casos foram lembrados até pelos brasileiros: São Paulo, Cruzeiro e Corinthians são os melhores colocados mas também ficaram de fora da atual Libertadores.

Mas ainda teremos muitos capítulos desta história pela frente. Novos critérios desse ranking podem ser debatidos, além da própria confirmação do novo modelo de mundial que precisa se confirmar, e se um clube ganhar mais de um título nesse período de quatro anos, ou seja, qual seria o critério para a nova vaga aberta, e outras ponderações mais.


Fato é que o "Super Mundial" nem foi confirmado mas gera polêmica por onde é falado.

MÃE QUESTIONA DISNEY APÓS FILHO DE 3 ANOS SE EXCLUÍDO DE EVENTO SOBRE PRINCESAS...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).



Uma mãe escreveu uma carta aberta após seu filho de três anos, que é um grande fã do filme "Frozen" e gosta de se fantasiar de Elsa, ser impedido de participar de um evento chamado "Princesa por um dia", realizado na Disneylândia em Paris, na França.

Moradora de Devon (Inglaterra), a inglesa Hayley McLean-Glass é mãe de três meninos, entre eles o pequeno Noah, que, segundo ela, é obcecado pelo filme, sabe cantar todas as músicas e adora passar os dias em seu vestido azul.

A fim de fazer a felicidade dele, ela decidiu inscrevê-lo em um evento que reuniria meninas fantasiadas de princesas no parque. No entanto, a resposta do parque surpreendeu: "no momento não seria possível inscrever um menino".
Com o retorno negativo, Hayley usou seu blog sobre maternidade para expor o caso e questionar a decisão. No texto, ela critica que ele tenha sido impedido simplesmente por ser menino e ainda questiona por que meninas podem ser super-heróis e jedis, mas seu filho não pode ser uma princesa. "Ele é uma criança e só quer ficar parecido com seu personagem favorito", escreve a mãe. "Ninguém veria nenhum mal se fosse Jack Sparrow ou Homem-Aranha...nem mesmo se Noah fosse uma menina... mas como ele é um menino e Elsa é uma princesa, isso não é permitido. Muito ridículo".
A carta aberta de Hayley repercutiu, gerou comoção e ganhou resposta da Disneylândia Paris. Um porta-voz do parque pediu desculpas pelo incidente, classificado pela administração do local como um "caso isolado", e afirmou que a informação passada para a mãe estava incorreta, pois "essa experiência está disponível para todas as crianças entre 3 e 12 anos". 
"A diversidade é algo querido para nós e queremos garantir que todos os nossos visitantes apreciem a visita ao nosso resort”, explicou o porta-voz. "É claro que tanto os meninos como as meninas podem aproveitar a nossa experiência de 'Princesa por um dia'"
Apesar da afirmação do porta-voz, o site do parque informa que o evento é uma oportunidade de "realizar o desejo de toda garotinha de ser uma princesa da vida real", segundo destacou o jornal britânico The Guardian. 
A mãe do menino não comentou se retomará os planos de levá-lo à Disney para participar do evento. Nas redes sociais, internautas criticaram a ação do parque: "Que vergonha, Disney! Estamos em 2017".

O QUE OS HOMENS DEVEM COMER PARA FICAREM MAIS ATRAENTES – SEGUNDO A CIÊNCIA...

FONTE:, (http://noticias.uol.com.br).


Não são poucos os estudos que destacam os benefícios para a saúde de se comer frutas e verduras. Mas uma nova pesquisa traz um argumento a mais em favor dos alimentos saudáveis: os homens ficam mais atraentes.

Segundo pesquisadores da Universidade de Macquarie, na Austrália, as mulheres preferem o cheiro dos homens que consomem mais frutas e vegetais, contra aqueles cuja dieta está majoritariamente baseada em carboidratos refinados, como pães e massas.

"Sabemos há bastante tempo que o cheiro é um componente importante da atração, especialmente para as mulheres", disse Ian Stephen, autor da pesquisa, à rádio americana NPR.
Do ponto de vista evolutivo, o cheiro que emana da transpiração é um sinal sobre o estado de saúde do indivíduo e isto pode influenciar na atração que uma pessoa exerce sobre outra.

Carboidratos são menos atraentes.

Para colocar em prova a hipótese, Stephen e sua equipe recrutaram um grupo de 43 homens entre 18 e 30 anos, e avaliaram primeiro a cor de sua pele.

A cor, dizem pesquisadores, reflete os alimentos que consumimos, já que quando comemos vegetais coloridos, nossa pele têm tons mais próximos dos carotenoides, que são os pigmentos que dão aos alimentos sua cor vermelha, laranja e amarela.

Depois de completar uma série de questionários sobre seus padrões de alimentação, os homens receberam camisetas limpas para usar enquanto faziam exercício (sem usar desodorante ou algum tipo de colônia).

As camisetas foram apresentadas depois a um grupo de dez mulheres, que as descreveram em função da atração, intensidade do odor e da percepção do estado de saúde da pessoa.

Apesar de ser um grupo pequeno, as respostas foram consistentes: os resultados determinaram que os homens que consumiam mais frutas e vegetais eram mais atraentes.
Os que seguiam uma dieta com base majoritariamente em carboidratos se mostraram os menos atraentes. Já aqueles que consumiam mais carnes não variavam quanto ao nível de atração, mas emanavam um cheiro "mais poderoso", disseram as mulheres que participaram do experimento.

Transpiração x hálito.

Os odores analisados foram produzidos pela transpiração e não pelo hálito, que também muda de acordo com o que comemos.

A transpiração, diz o pesquisador, não tem necessariamente mau cheiro.

O odor surge quando as bactérias de nossa pele metabolizam os compostos que produzem nossas glândulas sudoríparas.

"A bactéria que vive na sua pele digere estas substâncias químicas. O que cheira mal é essencialmente a metabolização das bactérias e isto é afetado pelo que você come", explicou Stephen.
"A atração está muito relacionada à saúde e se você quer ser mais atraente, há coisas que você pode fazer", disse o pesquisador no site neozelandês Stuff.

"E essas são as mesmas coisas chatas que sempre dizem os médicos: comer frutas e vegetais e fazer exercício".

O estudo, publicado na revista Evolution and Human Behavior, não avaliou a atração em casais do mesmo sexo.

INMETRO PROÍBE FABRICAÇÃO E VENDA DE LÂMPADA LED DA OUROLUX...

FONTE:, (http://www.msn.com).



SÃO PAULO - A Ourolux foi proibida de fabricar e comercializar a lâmpada modelo Led Ourolux após o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) iniciar uma investigação para avaliar supostos riscos à segurança dos consumidores oferecidos pela lâmpada.

As amostras do produto coletadas no mercado indicaram que o modelo Superled Ouro 9W apresentava “perturbações eletromagnéticas”. Esse fenômeno pode ocasionar interferências no funcionamento de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos e, em situações extremas, podem ocorrer a queima desses aparelhos ou curtos-circuitos na rede elétrica doméstica. 

Contatada pelo InfoMoney, a Ourolux afirma que realizou três testes com esse modelo de lâmpada em laboratórios credenciados pelo Inmetro e os resultados foram dentro do padrão de segurança requerido. "A Ourolux reconhece a importância do trabalho do Inmetro para a segurança do consumidor e tem nesse instituto um aliado em nossa busca constante por qualidade. Essa filosofia nos conferiu, entre outros reconhecimentos, a Certificação ISO 9001", afirma a empresa em nota. 


O instituto acionou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro e orientou que sejam realizadas ações de fiscalização com o objetivo de determinar se a empresa de lâmpada está cumprindo com a medida de não produzir nem comercializar o modelo envolvido.  

DOENÇA GENGIVAL PODE CAUSAR ESTRAGOS AO SEU SORRISO...

FONTE:, (http://www.msn.com).



A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar, que envolve e sustenta os dentes. É causada pela presença da placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

São três os estágios da doença periodontal:

•Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não foram atingidos.

Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.

•Periodontite avançada: neste estágio da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem, mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Como saber se tenho gengivite?
A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida — portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:
•Gengiva vermelha, ou inchada, ou flácida;
•gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental;
•dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva;
•gengiva que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa;
•mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde;
•secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival;
•mau hálito constante ou gosto ruim na boca;

Como é tratada a gengivite?
•Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme. Com consultas regulares a seu dentista, esse estágio pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério.

•Uma limpeza profissional feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.

Gengiva saudável - Gengiva saudável é firme e não sangra. Ela se acomoda ou insere perfeitamente ao redor dos dentes.

Gengivite - Gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovação.

Periodontite - A gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes. Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, as fibras de sustentação e ao osso.


Periodontite avançada -  Nesse estágio as fibras de sustentação e o osso estão destruídos. Os dentes se tornam móveis e abalados e podem ter que ser removidos.

DOAÇÕES DE SANGUE CAEM ATÉ 30% EM PERÍODO FRIO...

FONTE:,

Para abastecer mais de 100 hospitais no Estado de São Paulo, a instituição necessita de 12.500 bolsas de sangue por mês, mas tem operado com cerca de 10 mil.

A chegada de uma frente fria costuma trazer transtornos para a Fundação Pró-Sangue. Com as baixas temperaturas, as doações chegam a cair 30%, mas a necessidade de fornecer sangue para pacientes que realizam cirurgias ou vítimas de acidentes não segue o mesmo ritmo. Para abastecer mais de 100 hospitais no Estado de São Paulo, a instituição necessita de 12.500 bolsas de sangue por mês, mas tem operado com cerca de 10 mil.
"Há muito tempo, cai a coleta no frio, porque a população não quer sair de casa. Só que o número de atendimentos e procedimentos cirúrgicos continuam. Em julho, tivemos 10 mil bolsas (de sangue) e, em agosto, não deve dar mais do que isso. Estamos preocupados, porque a situação é delicada", disse Carlos Roberto Jorge, médico da Fundação Pró-Sangue.
Segundo Jorge, a crise econômica também tem afetado as doações. "O doador tem direito a um atestado, mas muitos têm a preocupação de a firma não aceitar e correr o risco de perder o emprego", afirmou.
O médico diz que os tipos sanguíneos mais frequentes na população são o "O" e o "A" e que o "RH" positivo está presente em 85% das pessoas. Mas todos os tipos são importantes para as doações.
"A gente conta com a população para fazer essa doação. Em um hospital, vários equipamentos são comprados, mas, no banco de sangue, a nossa matéria-prima não pode ser comprada, ela é adquirida por meio da solidariedade da população. O sangue não é vendido, é doado e salva vidas. Vejo isso todos os dias aqui."
Doação.
Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Documento original com foto é obrigatório. Quem vai doar deve estar alimentado, mas não pode ter consumido alimentos gordurosos no período de quatro horas antes da doação nem ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, mas respeitando o intervalo de dois meses entre as doações. As mulheres podem doar três vezes e o intervalo é de três meses. Os postos de doação e demais informações estão no site da Fundação Pró-Sangue. (www prosangue.sp.gov.br).

ESCLEROSE MÚLTIPLA: MITOS E VERDADES DA DOENÇA QUE ATINGE MAIS MULHERES...

FONTE: Thiago Varella, Colaboração para o UOL (http://estilo.uol.com.br).


Uma das definições para o termo esclerosado, segundo dicionário Houaiss, é de "amalucado ou com as faculdades mentais em declínio; que perdeu o juízo; maluco". Essa explicação, talvez, ajude a entender a confusão que muita gente ainda faz com a esclerose múltipla, doença que afeta cerca de 35 mil pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Por causa do adjetivo esclerosado, muita gente ainda acha que a esclerose múltipla afeta pessoas idosas, acelerando o processo de senilidade. Não poderiam estar mais enganados. A doença, hoje, tem o pico de predominância em jovens, entre 20 e 35 anos, principalmente mulheres.

Para este dia 30 de agosto, dia Nacional de Conscientização à Esclerose Múltipla, o UOL conversou com dois neurologistas para explicar o que é a doença e, principalmente, desvendar alguns mitos e confusões que muita gente faz em relação à esclerose múltipla.

Afinal, o que é a doença?

A esclerose múltipla é uma doença autoimune. O sistema imunológico do doente identifica a bainha de mielina, que é o revestimento dos neurônios, como um agente estranho e a ataca. Isso acaba dificultando a transmissão do impulso nervoso. "Como a doença afeta a condução do impulso, todos os sintomas tem relação com esse impedimento da condução nervosa", explicou o médico Rodrigo Thomaz, neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein. Por isso, os sintomas da doença são muito variados.

Para alguns, começa na visão. Um dos olhos começa a falhar ou aparece uma mancha escura, seguida de dor. É a chamada neurite óptica. Outro sintoma pode ser o desequilíbrio, por causa de lesões no tronco encefálico. O paciente também pode sentir tontura persistente, dores faciais e perder força nos membros.

Não, a maior parte dos doentes são jovens entre 20 e 35 anos. A incidência também é maior em mulheres, com o dobro de casos do que homens. "O termo esclerose pode remeter a uma pessoa idosa. No entanto, esclerose significa endurecimento de tecido, apenas isso. A esclerose múltipla atinge mais frequentemente adultos jovens. Crianças e pessoas com 45, 50 anos também podem ter a doença, mas é muito mais raro", explica Thomaz.

A doença leva à demência?

Essa é mais uma confusão que muita gente faz com o termo esclerosado. "Antigamente, demência por arterioesclerose era a mais comum. Isso antes do mal de Alzheimer. Por isso, quem sofria de problemas relacionados à demência era chamada de esclerosado", explicou o médico Mauricio Hoshino, neurologista do Hospital Santa Catarina.

No entanto, apesar de os sintomas físicos serem mais frequentes, como fadiga, formigamento, perda de força muscular e dificuldades para andar, muitos pacientes também sofrem com problemas de cognição. Não é raro ver pacientes como dificuldades de memória, de atenção e, principalmente, na velocidade do processamento de informações dentro do cérebro.

Se isso ocorrer no começo da doença, nos primeiros episódios de surto, a chance desses problemas serem revertidos é grande. Conforme o tempo vai passando e o número de lesões aumentar, fica mais difícil se recuperar totalmente.

"Ao contrário do que muitos acham, os casos de forte declínio intelectual são vistos apenas em poucos pacientes e somente depois de muitos anos da doença e uma forte carga de lesão", afirma Hoshino.

Quem tem esclerose múltipla está condenado à cadeira de rodas?

O paciente pode ter uma vida absolutamente ativa e produtiva, mesmo com esclerose múltipla. A doença não é atestado de óbito ou de invalidez.

"Não é uma doença tão rara. O que acontece é que muita gente não diz abertamente que sofre de esclerose múltipla por conta do preconceito. Mas os casos de pacientes com vida ativa é grande", contou Hoshino.

O importante é que a doença seja detectada precocemente e que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível. Quanto menos surtos tiver o paciente, melhor para que, no futuro, fique sem sequelas.

Como os remédios fazem muito mal, vale a pena investir em tratamentos alternativos?

Existem vários remédios usados no tratamento de esclerose múltipla, como os imunomoduladores e imunossupressores, por exemplo. Muitos causam efeitos colaterais que, de fato, incomodam os pacientes. Os efeitos colaterais mais comuns vão de enjoo a mal-estar, dependendo do remédio.
Muitas vezes, o doente se sente bem, sem nenhum tipo de sintoma, sem fazer nenhum tipo de tratamento. Isso porque a doença depende muito de paciente para paciente. Animados com essa melhora, muitas vezes inexplicável e temendo efeitos colaterais, alguns doentes decidem interromper o tratamento convencional para adotar exclusivamente um método alternativo --por exemplo, a ingestão de superdoses de vitamina D.

Para o médico Rodrigo Thomaz, essa atitude é arriscada. "Pode haver uma falsa percepção de que o tratamento alternativo está fazendo efeito. O período assintomático pode ser grande. O surto pode parar. Daí se tem a falsa impressão de que a terapia alternativa pode estar dando certo", alertou Thomaz.


"No entanto, o medicamento indicado pelo médico vai modulando a imunidade. O paciente tem de acreditar que o remédio foi desenvolvido para o bem. Com o tratamento convencional, as pessoas têm menos surtos e vão ficar menos debilitadas no futuro", completou.

MULHER SE FORMA AOS 97 ANOS APÓS SER EXPULSA DE ESCOLA POR GRAVIDEZ EM 1938...

FONTE:, , 

Paula Clarambeau, sobrinha de Iris, foi a responsável por entrar em contato com o distrito escolar, pedindo que sua tia recebesse um diploma.



Uma mulher do estado de Michigan, nos Estados Unidos, recebeu seu diploma do Ensino Médio quase oito décadas depois de ter feito o curso.
Em 1938, Iris Weatherwax tinha 18 anos e estava prestes a concluir seus estudos na escola secundária. No entanto, ela não conseguiu terminar a graduação, já que ficou grávida e foi expulsa do colégio.
Hoje com 97 anos, Iris finalmente recebeu um diploma honorário do distrito escolar de Davison. A cerimônia ocorreu no último dia 23 e "foi maravilhosa", segundo declarou a própria idosa ao jornal local Flint.
Paula Clarambeau, sobrinha de Iris, foi a responsável por entrar em contato com o distrito escolar, pedindo que sua tia recebesse um diploma.
A formanda recebeu o certificado das mãos de Eric Lieske, superintendente das escolas comunitárias de Davison, que foi pessoalmente à residência de Iris para cumprimentá-la.

"Quando ela perguntou para seu filho se estava tudo bem se ela chorasse, eu pensei: 'Isso é realmente importante’. É significativo e foi tocante ter essa oportunidade. Eu estou feliz que a família nos deixou fazer parte de tudo isso", disse Lieske ao canal ABC News.

CÂNCER DE BOCA: CONHEÇA OS SINTOMAS E SAIBA COMO TRATAR...

FONTE:, (http://www.msn.com).




O câncer de boca é um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais frequentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais frequente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcoólica, é um dos principais fatores de risco.

Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Quais os sintomas deste tipo de câncer?
Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Seu dentista foi preparado para detectar os primeiros sinais dessa doença. Contudo, além das consultas regulares, é preciso que você fale com seu dentista se perceber qualquer dos sinais abaixo:
•Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar;
•um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;
•perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
•manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
•dificuldade para mastigar ou para engolir;
•dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;
•inchaço que impede a adaptação correta da dentadura.
•mudança na voz.

Como evitar o câncer bucal?
Fumo:  A ligação entre o fumo, o câncer pulmonar e as doenças cardíacas já foi estabelecida. O fumo também afeta sua saúde geral, tornando mais difícil o combate a infecções e a reparação de ferimentos ou de cirurgias. Muitos fumantes afirmam não sentir mais o odor ou sabor tão bem como antes. O fumo também pode causar mau hálito e manchar os dentes.

Sua saúde bucal está em perigo cada vez que você acende um cigarro, um charuto ou um cachimbo. Com esta atitude, suas chances de desenvolver câncer na laringe, na boca, na garganta e no esôfago aumentam. Como muitas pessoas não notam ou simplesmente ignoram os sintomas iniciais, o câncer bucal muitas vezes se espalha antes de ser detectado.

Mascar tabaco: O hábito de mascar tabaco eleva em 50 vezes a possibilidade de se desenvolver o câncer bucal.

O melhor a se fazer é não fumar nem usar quaisquer outros produtos derivados do tabaco. Quando uma pessoa para de usar esses produtos, mesmo depois de vários anos de consumo, o risco de contrair câncer bucal se reduz significativamente. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também aumenta o risco de câncer bucal. A combinação fumo/álcool torna esse risco ainda muito maior.

Como se trata o câncer bucal?
Depois do diagnóstico, uma equipe de especialistas (que inclui um cirurgião dentista) desenvolve um plano de tratamento especial para cada paciente. Quase sempre a cirurgia é indispensável, seguida de um tratamento de rádio ou quimioterapia. 

Que efeitos colaterais a radioterapia produz na boca?
Quando a radioterapia é usada na área de cabeça e pescoço, muitas pessoas experimentam irritação ou ressecamento da boca, dificuldade de deglutir e perda do paladar. A radiação também aumenta o risco de cáries e, por isso, é muito mais importante cuidar bem da boca e da garganta neste período. Antes de começar a radioterapia, não se esqueça de discutir com seu dentista os possíveis efeitos colaterais e a forma de evitá-los.

Como manter a saúde bucal durante a terapia?

Use uma escova macia depois das refeições e fio dental diariamente. Evite condimentos e alimentos ásperos como vegetais crus, nozes e biscoitos secos. Evite o fumo e o álcool.  Antes de começar a radioterapia, consulte seu dentista e faça uma revisão completa dos seus dentes.